PsicoLetivo

Edward L. Thorndike e a Lei do Efeito

Edward L. Thorndike e a Lei do Efeito

Edward foi um psicólogo norte americano, que ficou mais conhecido devido as suas pesquisas sobre a aprendizagem dos animais.

Foi eleito presidente da Associação Americana de Psicologia em 1912 e se tornou um dos primeiros psicólogos a ser admitido na Academia Nacional de Ciências, em 1917.

Formulou a Lei do Efeito, que seria de grande utilidade para a Psicologia Comportamentalista.

Thorndike utilizou em suas pesquisas as chamadas caixas problema para estudar como os animais aprendem. As caixas eram fechadas, mas tinham uma alavanca que quando era pressionada, permitiria que o gato escapasse.

Ele colocava um gato dentro da caixa problema e do lado de fora deixava alimentos. Por acidente, uma hora o gato pressionava a alavanca, e a porta se abriria e ele recebia a recompensa, que era o alimento.

E por ter recebido um prêmio logo após pressionar a alavanca o animal se tornava mais propenso a repetir esse comportamento.

E cada vez que Thorndike colocava o gato novamente nesse desafio, ele abria a porta mais rápido.

Todo comportamento de um organismo vivo tende a se repetir, se nós o recompensarmos (efeito) assim que este emitir o comportamento. Por outro lado, o comportamento tenderá a não acontecer, se o organismo for castigado (efeito) após sua ocorrência.

Ou seja depois que o animal descobria como abrir a porta por tentativa-e-erro, o comportamento que produzia esta consequência de abrir a porta aumentava de frequência, sempre que o mesmo animal era colocado novamente em confinamento na caixa problema.

Já os comportamentos de tentativa e erro ineficazes tendiam a reduzir, conforme o animal era exposto repetidas vezes ao problema, e com isso o animal se tornava cada vez mais especialista em resolver esse problema, e levava cada vez menos tempo para escapar da caixa.

 

Para saber mais sobre o assunto, assista ao vídeo:

Indicações de Leitura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *